Projeto Popular Arte Brasil 

Uma estrada que nunca acaba

foto-blog1-cactoico

Inauguramos esse blog sobre histórias e percursos pela cultura desse vasto e ainda tão desconhecido Brasil. Um espaço editorial e virtual que pretende relatar por meio de imagens, experiências e pesquisas, os mais diversos conteúdos sobre nossa cultura de raiz popular.

O foco são as narrativas sobre a arte do povo, sua gente, seu imaginário criador, seus personagens, lugares e formas de vida, narradas e apresentadas de modo a capturar olhares e aguçar diálogos que venham a compor junto com a gente esse espaço numa grande rede de histórias e relatos.

Luciana Eloy   CURADORA

Segurando um biscoito de pêta sobre vista paisagem na estrada de Viçosa para Fortaleza

Queremos aqui nos aproximar da perspectiva da contação de histórias, do causo, ou do relato do viajante que admirado com a estrada e suas descobertas, contamina olhares e escutas ao simples gesto de contar o que viu, sentiu e viveu pelos caminhos e lugares onde passou. Pretendemos tocar leitores em algum lugar de memória, recôndito ou a flor da pele, aquele espaço quase na superfície esperando aflorar pra reviver lembranças. E assim quem sabe alcançar novos olhares, compartilhando visões e memórias do povo brasileiro que por mais alheias e distantes, toquem em algum lugar íntimo e comum dentro da gente.

Depois de muito viajar pelos interiores, pelos sertões do Nordeste e encontrar recantos surpreendentes e abundantes de saberes e fazeres, com seus personagens inusitados, percebemos que apesar de contarem uma história, esses lugares ainda são ocultos. Apesar de constarem no mapa do Brasil, ainda estão invisíveis. Claro! Sabemos que esse é um pais continental, gigante expressivo e extraordinariamente rico em sua diversidade territorial e multicultural.

Bacamarteiro 2

Mestre Nena do grupo Bacamarteiros da Paz, Juazeiro do Norte, CE.
Foto: acervo www.popularartebrasil.com.br

foto-blog1-abapuru1

Diante da obra Abaporu de Tarsila do Amaral no MASP
Foto: acervo www.popularartebrasil.com.br

Mas esse Gulliver dos trópicos cresceu, tomou formas abundantes e desproporcionais descritas em uma de nossas mais belas narrativas visuais modernistas que ganhou o nome de Abaporu. Tão celebrada obra de Tarsila do Amaral (1886-1973) que pintou em cores simbolicamente nacionais um ser enormemente estranho, tendo algumas de suas partes agigantadas e outras atrofiadas, ao lado de um cacto tão majestoso quanto a figura.

foto-blog1-abapuru1

Diante da obra Abaporu de Tarsila do Amaral no MASP
Foto: acervo www.popularartebrasil.com.br

Outro modernista, Mário de Andrade (1893-1945) também reinventa o Brasil, registra em cadernos de viagem e nos revela suas visões e uma síntese cultural do vasto território que percorreu pelo interior brasileiro. Trabalho visionário que rendeu o livro, “O turista aprendiz”, que nos inspira nessa jornada pessoal pela cultura popular e para todos os brasileiros ficou como legado e prenúncio do projeto que deu início a criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), órgão originário do atual (IPHAN) Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Não apenas esse de Mario de Andrade, mas outros relatos etnográficos e culturais nos chegam como inspiração para nosso propósito de comunicar nossas vivencias pelo interior, inicialmente pelo Nordeste, percorrendo de carro cidades e lugarejos, tendo como bússola o desejo do encontro com mestres, artesãos e artistas populares. Nesses percursos nos interessa suas histórias de vida, repertórios visuais, visões de mundo e processos de criação.

foto-blog1-espedito1

Mestre Espedito Seleiro em sua oficina-ateliê, Nova Olinda, CE
Foto: acervo www.popularartebrasil.com.br

foto-blog1-exvotos1

Ex-voto da Casa dos Milagres de Juazeiro do Norte, CE
Foto: acervo www.popularartebrasil.com.br

A princípio esse recorte nos levou a escolha por núcleos de produção de arte popular no estado do Ceará, de onde venho e atuo como pesquisadora e curadora em artes. Nesses percursos tenho como parceiro, Luiz Duarte que além de companheiro de vida, partilhamos sonhos e a paixão pela arte povo Brasileiro. Um sentimento que impulsionou a criação da www.popularartebrasil.com.br. Projeto que envolve essas viagens de encontro com os mestres e artesãos brasileiros, a produção de narrativas e pesquisas que alimentam esse blog e um site de vendas on-line com curadoria mostrando o valor e a beleza da arte do povo brasileiro, elaborada pelas mãos de artistas da cultura popular com trajetória reconhecida dentro e fora do Brasil. Acreditamos que essas peças contam histórias, nossa missão é fazer com que essas histórias sejam ouvidas por seus significados profundos, envolvidos de sentidos de tradição, saberes, afetos e da beleza peculiar dessa estética de raiz popular.

foto-blog1-exvotos1

Ex-voto da Casa dos Milagres de Juazeiro do Norte, CE
Foto: acervo www.popularartebrasil.com.br

Nesse projeto que também é busca de vida, tudo começa na estrada, percorrendo rotas e trajetos que nos levaram a uma viagem estimulante. Atravessamos territórios geográficos, culturais e afetivos, conhecendo pessoas e histórias por diversos núcleos de produção, até que o próprio percurso foi inspirando, ensinando e apurando nosso olhar para, enfim, chegarmos a nossa primeira síntese curatorial nomeada Nordeste Popular. Que não pretende se limitar a uma região específica, mas expandir em dimensões, tocando outros lugares, encontrando artistas e suas histórias, a memória e a tradição, assim como a renovação dessa produção de arte popular, afinal – essa é uma estrada que nunca acaba.

BR 122 vista panorâmica dos monólitos de Quixadá, CE
Foto: acervo www.popularartebrasil.com.br

Compartilhar esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}